TSE e Anatel assinam acordo para combater fraudes feitas com IA
07/12/2023 12:05 em Justiça

Inteligência Artificial tem preocupado o ministro Alexandre de Moraes

 

 

Publicado em 06/12/2023 - 23:00 Por Agência Brasil - Brasília/POrtal EBC (https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-12/tse-e-anatel-assinam-acordo-para-combater-fraudes-feitas-com-ia)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, assinou um acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a reprodução de desinformação produzida por inteligência artificial (IA).

De acordo com o TSE, as determinações do tribunal para retirada de conteúdos prejudiciais ao processo eleitoral deixarão de ser enviadas por oficial de Justiça. Elas passarão a ser comunicadas por um sistema eletrônico, com objetivo de acelerar o cumprimento do bloqueio de sites que divulguem fake news durante as eleições.

Na última segunda-feira (4), Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral vai regulamentar o uso de inteligência artificial nas eleições municipais de 2024.

“Com a inteligência artificial é possível, por exemplo, modificar vídeos de candidatos adversários, fazendo-os dar declarações que nunca deram. Essa agressão, principalmente com a utilização da inteligência artificial, pode realmente mudar o resultado eleitoral, pode desvirtuar o resultado eleitoral em eleições polarizadas”, afirmou o ministro.

Segundo o TSE, a parceria entre os órgãos está justificada pelo Marco Civil da Internet, que responsabiliza usuários ilegais nas redes sociais.

Edição: Marcelo Brandão

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!